Curso para Médicos: Uso Medicinal da Cannabis Inscrições encerradas!

Os interessados para as próximas turmas podem enviar e-mail para ead@apepi.org

O curso é uma iniciativa da Apepi e visa promover o conhecimento básico no uso medicinal da Cannabis amparado em experiências práticas e evidências científicas.

As aulas serão no formato híbrido e divididas em quatro partes: sete videoaulas gravadas, seis aulas online ao vivo, um encontro presencial e uma visita à sede campestre, em Paty do Alferes, no interior do Estado do Rio.

A Fazenda Sofia Langenbach é onde são produzidos nossos óleos. Vamos oferecer uma experiência de aprendizado de todos os aspectos envolvidos no uso medicinal da Cannabis: do cultivo à colheita, passando por todas as fases de produção dos óleos. A visita à fazenda será opcional e exclusiva aos inscritos no curso

Curso Online

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Aula 1 – Prof. Andrew Reed
Panorama atual da luta antiproibicionista e um pouco de história sobre a vinda da Cannabis para o Ocidente.

Aula 2 – Prof. João Gabriel Gouvêa
Metabolismo vegetal geral aplicado à Cannabis.

Aula 3 – Prof. João Gabriel Gouvêa
Biossíntese de canabinoides e terpenos presentes na Cannabis.

8h30 às 9:30 – Abertura – Margarete Brito e Marcos Langenbach
Apresentação da APEPI sobre seus valores, missão e objetivos.

9h30 às 10h30 – Aula 1 – Dr Eduardo Faveret
Sistema Endocanabinoide e suas múltiplas interfaces clínicas.

10:30h às 11:30 – Aula 2 – Prof. João Gabriel Gouvêa
Óleos disponíveis, acesso legal e normas de receituário.

ALMOÇO – 12h00 às 13:30h

13h00 às 14h00 – Aula 3 – Dr Rodrigo Pacheco
Aspectos práticos relacionados à prescrição.

14h00 às 15h00 – Aula 4 – Dr Pedro Braga
Evidências e tabus relacionados ao uso medicinal da Cannabis.

15h00 às 18h00 – Aula 5 – Médicos Docentes
Formação de grupos monitorados para discussão de casos concretos e aplicações.

CORPO DOCENTE

Adriana Hollós
Coordenadora da área educacional da APEPI, é Designer Instrucional, Mestre em Memória Social (UNIRIO) e Doutora em Ciência da Informação (IBICT/UFRJ).

Andrew Reed
Pesquisador e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPCIS-UERJ) com interesses na área de Antropologia, consumo de substâncias, movimentos sociais e políticas públicas sobre drogas.

Claudete da Costa Oliveira
Mestre em Ciências | FIOCRUZ | Farmanguinhos; especialista em tecnologia de cosmético e graduada em Farmácia pela UFRJ, atualmente é farmacêutica da Apepi. Possui experiência nas áreas de manipulação magistral, controle de qualidade na indústria farmacêutica e em farmácia hospitalar;

Eduardo de Sá Faveret
Neurologista com formação na Alemanha em epilepsia e neurofisiologia clínica. Possui experiência no uso clínico da cannabis em casos de epilepsia, autismo, Alzheimer e Parkinson. Atualmente, participa de projetos de pesquisa em autismo com o Instituto de Psiquiatria da UFRJ e epilepsia no Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer. É diretor-médico das Clínicas Zerenia.

João Gabriel Gouvêa da Silva
Graduado em Farmácia pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS). Mestrando em Biologia Vegetal pela UERJ/Farmanguinhos e Pós-Graduando em Gestão da Inovação em Medicamentos da Biodiversidade. Atualmente é farmacêutico da APEPI.

Marcos Langenbach
Fundador e Diretor da APEPI, Mestre em Engenharia de produção na COPPE/UFRJ e designer pela PUC-Rio.

Margarete Brito
Fundadora e Diretora da APEPI. Advogada com especialização em responsabilidade social e terceiro setor.

Mirene Morais
Graduada em Medicina pela Santa Casa de Misericórdia de Vitória/ES possui experiência no uso clínico da cannabis, em casos de Alzheimer e Parkinson. Fez residência em Clínica Médica no Hospital Mandaqui e em Medicina Intensiva no Hospital Servidor Estadual em São Paulo. Possui diversas especializações e pós-graduações em Acupuntura, Dor Crônica e Nutrição Clínica, Enteral e Parenteral, além de uma Certificação Internacional em Medicina Endocanabinoide pela WeCann Academy, em 2021.

Pedro Braga
Médico de Família e Comunidade é especialista em Preceptoria em Medicina de Família pela UFRGS. Mestrando em Saúde Pública pela Fiocruz/ENSP, coordena o Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro.

Rodrigo Pacheco
Médico de Família e Comunidade, com mestrado em Ortopedia pela UFRJ, é preceptor da Residência de Medicina de Família e Comunidade do Rio (RMFC-Rio). Possui mestrado em Saúde Pública (ENSP-Fiocruz), especialização em Acupuntura (UFF). É coordenador do Núcleo de Telemedicina do Estado do Rio de Janeiro e Médico da APEPI.

Tércio Ribeiro de Sousa
Clínico Geral formado em 1987, atua nas áreas de medicina da família, medicina ortomolecular e tratamento de estresse pós-traumático (traumas de desenvolvimento e choque) com certificação internacional em Medicina Endocanabinoide pela WeCann Academy, em 2021.

Wilson Lessa Jr.
Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2001). Fez Residência Médica em Psiquiatria em 2004 na Fundação Centro de estudos da Santa Casa ” Dr. William Maksoud “. É especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria e em psiquiatria forense desde 2017. Tem experiência em Psiquiatria, Medicina Transcultural e Social. Trabalhou como médico em área indígena Yanomami nos anos de 2005-2006. Professor do curso de Medicina da Universidade Federal de Roraima desde 2014.